quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mãos à obra


Hoje amanheci disposta. Pronta para retomar o trabalho e iniciar efetiva o planejamento para 2016. Ótimo me sentir assim. Há muito não me sentia estimulada para trabalhar. Então é arregaçar as mangas e bola pra frente.

Esboço de minha autoria.

Noite de insônia

Uivos e granidos
na rua deserta.
É noite de insônia.
Há tantos suspiro,
Cansaço e agonia,
Corrida do outro
pelo passar das horas.
Caminho de pedra,
noite sofrega,
boca seca,
olhos estatelados,
medo, prenúncios,
olheiras e rugas.

Poesia inspirada no depoimento de uma paciente com Transtorno Esquizofrênico

Pintura de Ismael Nery - pintor brasileiro com influência surrealista, nasceu em 09 de outubro de 1900 e faleceu em 6 de abril de 1934. Educação: Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Queda de cabelos

Meus cabelos não pararam de cair apesar de ter diminuído a dose do remédio (ácido valproico), conforme recomendação do meu médico. Portanto, como ele disse teremos que repensar a medicação na próxima consulta.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como funcionam as coisas comigo

Reconheço e agradeço por todas as inúmeras bençãos que o Senhor Deus me deu, mas reconheço que sou portadora de Transtorno Afetivo Bipolar, o que não me constrange, mantenho meu tratamento com rigor e nos breves momentos que me abstive dele percebi que não foi conveniente. Não tomo medicações que me viciam, apenas elas estabilizam meu humor e a falta dela o desestabiliza. Desde que criei este blog minha única intenção foi compartilhar dificuldades que outras pessoas podem ter e talvez desconheçam a  causa e não a de me queixar de nada.

Há momentos em que apesar de toda gratidão pelas minhas bençãos eu sinto uma tristeza inexplicável e tão profunda, felizmente ela é tão passageira quanto o surgimento. A pouco me senti assim, corri para compartilhar, mas já estou muito bem.

Em meu último post falei sobre a morte do meu irmão e o quanto é difícil para mim viver sem ele, mas deixo claro que não é este o motivo da tristeza que mencionei acima, pois ela ocorre em outros momentos totalmente diferente e felizes.

Imagem de Ismael Nery - pintor brasileiro com influência surrealista, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nasceu em 1900. Morreu em 1934.

Lutando contra o luto

Meu irmão faleceu em dezembro  com um câncer super agressivo que o consumiu em pouquíssimos meses. A partir de outubro passei a acompanhá-lo às consultas, idas repentinas ao Pronto Atendimento, internações e quatro cirurgias feitas nesse curtíssimo espaço de tempo. Presenciei suas dores horríveis. Sua fisionomia não permitia camuflar seu silêncio.
Ele era mais novo que eu, trabalhávamos junto, era meu amigo, companheiro de lutas, conselheiro, enfim. Ficar sem ele ao meu lado é dificílimo, a cada instante me lembro de algo que ele fez, sonhou ou falou.
Na prática, procuro deixar as lembranças tristes de lado e enalteço as felizes mas meu emocional é desobediente e infiel tantas vezes... Sinto-me desanimada desde outubro, não tenho vontade de sair de casa, nem de escrever, sei que é temporário como de fato tem que ser, mesmo assim é doloroso perdê-lo e caminhar lutando contra o luto.
Quero trazer a tona todas as coisas maravilhosas que ele fez como fotógrafo e pessoa e sei que conseguirei com a permissão de Deus. O tempo para conclusão desse trabalho pode não ser exatamente o que desejo.

Olhos

Olhos refletem a alma, são guias perfeitas no caminho da vida.

E por falar em olhos, desenvolvo um trabalho no Instituto Campineiro do Cegos Trabalhadores e é impressionante como esta frase se encaixa à vida deles. São fisicamente cegos, mas enxergam mais com o coração do que nós. A cada encontro com eles volto extasiada como aprendo novos caminhos a seguir.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ácido Valpróico

Lamentavelmente, após tomar três comprimidos de ácido valproico por dia, há mais de um ano, meu cabelo começou cair. Meu médico diminuiu a dose de três para dois comprimidos. Agora é observar o resultado e esperar que funcione, pois me dei super bem com esta medicação, além de obtê-la gratuitamente no Centro de Saúde.