quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desde a última consulta...


Desde que estive na última consulta, algumas oscilações importantes ocorram. Na verdade como eu postei na última vez eu tinha reduzido a dosagem da carbamazepina para poder dar conta do que tinha para fazer, com isto foi possível perceber um leve descontrole nas compulsões e vez por outra uma intensidade maior na ansiedades, tristezas ou euforias.
A Psiquiatra explicou-me que posso passar períodos longos sem a medicação, mas de uma hora para outra, sem que se saiba quando ter um surto, razão pela qual não devo interromper o uso de medicação, coisa que cheguei a sugerir.
Como também pedi a alteração da carbamazepina por outra medicação menos complicante para as perdas de memória, agora tomo lítio 300 mg, 2 comprimidos por dia. Comecei há dois dias e aparentemente ele me deixa menos sonolenta, mas nada que possa afirmar devido ao pouco tempo de uso.
Comentei com ela sobre a possível minha falta de atenção, concentração, enfim, relacionei tais coisas a DDA, mas ela disse que não, afinal com a quantidade de coisas que faço isto é absolutamente normal. Fiquei mais tranquila depois disto, pois estas coisas me incomodam sobremaneira.
Continuo com o lema dos AA: Viver um dia de cada vez, só que no meu caso vivo cada coisa de uma vez, procuro não pensar pela manhã em tudo que tenho para fazer no dia e sim vou pensando coisa a coisa. Claro que genericamente eu tenho idéia do que preciso fazer, mas não me atenho em pormenores.
Uma outra maneira de ver as coisas que também tem sido muito útil para evitar o stress é fazer as coisas com prazer e alegria, tudo em louvor a Deus (o louvor liberta!!!).
Além disso, o uso de agenda e não de papéis avulsos tem sido imprescindível.
A melhor coisa a fazer sempre é evitar o desgaste desnecessário de memória.

2 comentários:

  1. Tereza,
    Como você o stress me incomoda pois sei que depois dele vem uma crise. Também tenho problemas seríssimos de memória. O que faço? Sudoku,palavras cruzadas, criptograma, jogo do torto, forca, além é claro, de orar e contar com a bondade de Deus. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Cléa, impressionante como nos identificamos, acabo de visitar o blog de uma pessoa que fez um comentário em uma de minhas postagens. Impressionante, quando a lia parecia estar lendo a mim mesma.
    Ótimo que tenhamos mecanismos para compartilharmos nosso problema e sabermos que não somos sozinhos nesta estrada. Criei uma página no face para relatos e discussões sobre o assunto. Entre lá e confira http://www.facebook.com/pages/Teresa-Azevedo-e-o-transtorno-Afetivo-Bipolar/164033493662670

    ResponderExcluir